Este é o início de uma série que nós da Txai estamos preparando com o objetivo de explorar escritores brasileiros de literatura. Reunimos primeiramente escritores nordestinos, um para cada estado, e falamos um pouco sobre a biografia do autor e indicamos alguns de seus livros. A ideia é que possamos experimentar a literatura brasileira através de autores mais recentes e menos conhecidos, passando por todos os estados brasileiros. Esperamos que gostem!
Maranhão
Lenita Estrela de Sá (1961) é uma romancista, contista, dramaturga, roteirista e poeta brasileira. Começou a escrever muito jovem, perto dos 15 anos, possui contos e poemas publicados em diversas antologias e revistas. Sua obra mais recente é o livro de poesias Brasas Ardentes nas Pontas dos Dedos, publicado pela Editora Sete Letras em 2017.
Piauí
Júlio Romão (1917 – 2013) Além de teatrólogo e poeta, o autor dedicou-se ao estudo e resgate de artistas e intelectuais afro-brasileiros como Aleijadinho, Teodoro Sampaio, Solano Trindade e Luiz Gama, entre outros. Ativista na formação de organizações negras surgidas no Rio de Janeiro nas décadas de 1940 e 1950, foi um dos ideólogos do chamado Movimento da Negritude Brasileira. Sua obra de ficção mais recente é A mensagem do Salmo, publicada pela Academia Piauiense de Letras em 1990.
Ceará
Jarid Arraes (1991) é escritora, cordelista, poeta e autora do premiado “Redemoinho em dia quente“, vencedor do Prêmio Biblioteca Nacional, do APCA de Literatura na Categoria Contos e finalista do Prêmio Jabuti. Jarid também é autora dos livros “Um buraco com meu nome“, “As Lendas de Dandara” e “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis“. Atualmente vive em São Paulo (SP), onde criou o Clube da Escrita Para Mulheres e tem mais de 70 títulos publicados em Literatura de Cordel.
Rio Grande do Norte
Marize Castro (1962) é poeta, expert em Comunicação, jornalista, editora e uma das fortes vozes femininas da poesia brasileira contemporânea. Como poeta, revelou-se em livro, em 1984, com a publicação de Marrons Crepons Marfins, que surpreendeu a crítica e o público pela força e originalidade de sua palavra. É autora de Marrons Crepons Marfins (1984); Rito (1993); poço. festim. mosaico (1996); Esperado ouro (2005); Lábios-espelhos (2009); Habitar teu nome (2011), A Mesma Fome (2016) e Jorro (2020).
Paraíba
Marília Arnaud começou a carreira literária escrevendo contos e crônicas em jornais paraibanos na década de 1980, posteriormente publicados no livro Sentimento marginal (produção independente, 1987). Suas obras consistem em contos, romances e crônicas. A menina de Cipango, seu primeiro livro de contos, venceu o I Concurso Literário da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba – Prêmio José Vieira de Melo e foi editado em 1994. A coletânea de contos Os campos noturnos do coração foi vencedora do Prêmio Novos Autores Paraibanos promovido pela Universidade Federal da Paraíba, e publicado em 1996. Participou de várias coletâneas de contos, uma delas foi Capitu mandou flores – Contos para Machado de Assis nos cem anos de sua morte (Geração Editorial, 2008).
Pernambuco
Bell Puã (1993) Isabella Puente de Andrade, conhecida pelo nome artístico de Bell Puã, é uma cantora, compositora, atriz e poeta brasileira. Graduou-se em História pela UFPE, onde também concluiu o mestrado. Venceu a primeira edição da Batalha de poesia falada Slam das Minas de Pernambuco, em 2017, e, no mesmo ano, foi a vencedora do Slam BR, disputado em São Paulo. Ainda em 2018, lançou o seu primeiro livro: É que dei o perdido na razão (Castanha Mecânica). Em 2019, lançou seu segundo livro, Lutar é Crime (Letramento, 2019), que foi finalista do Prêmio Jabuti de Literatura no ano de 2020.
Alagoas
Anilda Leão (1923 – 2012) Produtiva e agitada, desempenhava vários papéis ao mesmo tempo, sem abandonar a poesia, os contos, as crônicas e a elaboração de artigos para jornais. Sempre rompendo as barreiras da sua época, Anilda ousava e escrevia sobre temas considerados tabus, como virgindade, homossexualidade e prostituição. Ao longo de sua vida publicou sete obras: Chão de Pedras (1961), Chuvas de Verão (1974), Poemas marcados (1978), Riacho Seco (1980), Círculo Mágico (e outros nem tanto) (1993), Olhos Convexos (1989), Eu em Trânsito (2003).
Sergipe
Tina Correia (1941) Janete Correia de Melo, conhecida como Tina Correia é uma jornalista e escritora brasileira. Foi uma das “meninas de Ibiúna”, presas e fichadas pelo Deops quando participava do congresso clandestino da União Nacional dos Estudantes, em 1968. Ficou presa por oito dias e depois fugiu. É formada em Letras e em Jornalismo, e mestra em Literatura Brasileira. Estreou na literatura em 2016, com o romance Essa Menina, que conta a história de uma órfã em Sergipe entre a década de 1930 e a de 1960.
Bahia
Itamar Vieira Junior (1979) é um escritor brasileiro. Começou os estudos de geografia na graduação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), sendo o primeiro aluno receptor da Bolsa Milton Santos, dedicada para jovens negros de baixa renda. Formou-se em geografia e concluiu mestrado. É doutor em estudos étnicos e africanos pela Universidade Federal da Bahia com estudo sobre a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste. Em 2012, publicou o livro de contos “Dias”. Em 2017, publicou o livro de contos A oração do carrasco, finalista na categoria do 60.º Prêmio Jabuti (2018). Em 17 de outubro de 2018, o Prémio LeYa foi atribuído ao romance “Torto Arado”, de sua autoria.
++ Indicações
Recebemos muitas sugestões dos nossos seguidores do instagram para o Rio Grande do Norte, listamos abaixo o nome e instagram de todos:
Anna Zêpa – @annazepa
Eveline Sin – @eveline_sin
Canniggia de Carvalho Gomes – @canniggiacarvalho
Thiago Medeiros – @preuparardemedoer
Adélia Danielli – @adeliadanielli
Marina Rabelo – @mardelirios
Gessyka Santos – @gessykapoesia
Gonzaga Neto – @gonzaganneto
Felipe Nunes – @umfelipenunes
Regina Azevedo – @_reginazvdo
Jefferson Martim Turibio – @turibiobmj
Iara Maria Carvalho – @iaram.carvalho
Gabrielle Dal Molin – @gabspaceoddity