A ação de incentivo a leitura é realizada com um grupo de amigos e poetas do sarau do Binho. A atividade marca a celebração de 56 anos do escritor do Campo Limpo.

Quem estiver passando nesta sexta-feira (27) pelos pontos de ônibus da Estrada do Campo Limpo, zona sul de São Paulo, será surpreendido ao ver em bancos de pontos de ônibus uma caixa com livros gratuitos, onde os moradores poderão escolher e levar para casa. A ação realizada pelo poeta Binho acontece sempre no dia do seu aniversário e já é uma tradição no território.

“Não Matarás nenhum brasileiro” é o nome da atividade que o poeta Binho realiza anualmente, por acreditar na importância de incentivar o gosto pela leitura e o acesso ao livro junto aos moradores das periferias.

Serão mais de 100 pontos de ônibus com caixas de livros gratuitos para a população. (Foto: Sarau do Binho)

“Binho faz esta ação desde 2006, quando tinha o bar e pagava pras pessoas lerem”, relembra Suzi Soares, uma das produtoras culturais que faz parte do coletivo literário Sarau do Binho e que está apoiando a realização do ação de incentivo a leitura no bairro. 

Como disse a produtora cultural, desde 2006, o poeta e morador do bairro do Campo Limpo celebra seu aniversário entregando livros na entrada do Terminal Campo Limpo, mas esse ano, devido à pandemia, o plano mudou. “Durante alguns anos distribuímos no Terminal Campo Limpo, mas para não gerar tumulto, devido à pandemia, este ano achamos melhor colocar nos pontos de ônibus do bairro”, afirma Suzi. 

A escritora Helena Silvestre é uma das artistas que está apoiando a distribuição de livros.(Foto: Sarau do binho)

A ação é realizada em parceria de um grupo de amigos e poetas que fazem parte do Sarau do Binho. Eles estão divididos em dois carros e vão distribuir livros em mais de 100 pontos de ônibus da região do Campo Limpo, sempre atingindo a estrada que corta o bairro e os bairros vizinhos.


Texto de Ronaldo Matos, em desenrola e não me enrola.


Publicado originalmente em desenrola e não me enrola por Ronaldo Matos, em 27 de novembro de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *